Pages Menu
Categories Menu

Posted by on Ago 17, 2015 in Blog | 0 comments

Prevenção da Diabetes com a tradicional Dieta Mediterrânica

Prevenção da Diabetes com a tradicional Dieta Mediterrânica

Um estudo comprova que a tradicional dieta mediterrânica – uma alimentação rica em azeite, fruta, legumes e peixe, mas moderada em álcool, produtos lácteos e carnes – protege indivíduos da diabetes tipo 2 (também conhecida como as diabetes de adulto).

Investigações anteriores demonstraram que a tradicional dieta mediterrânica protege de doenças cardiovasculares, mas é ainda desconhecido o grau de eficiência e de que forma este tipo de alimentação defende as pessoas de desenvolverem diabetes.

Para investigar esta potencial ligação, investigadores espanhóis conduziram um estudo prospectivo em cerca de 13.000 licenciados da Universidade de Navarra, Espanha. Os participantes foram recrutados entre Dezembro de 1999 e Novembro de 2004 sem qualquer historial de diabetes. Os seus hábitos alimentares e estilos de vida foram seguidos pelos investigadores durante um período de acompanhamento de 4.4 anos.

O estudo de base consistiu em 136 perguntas relacionadas com a alimentação, e que foi usado como forma de estabelecer uma medida de toda a dieta. Os participantes também responderam a questões quanto ao uso de gorduras, métodos de cozinhar e suplementos dietéticos. O questionário de acompanhamento foi enviado a cada dois anos para recolher dados relativos à dieta, estilo de vida, factores de risco e condições médicas. Estes relatórios médicos forneceram informações de novos casos de diabetes.

A principal conclusão foi que os participantes que aderiram á dieta mediterrânica apresentam um menor risco de diabetes. Especificamente, os participantes que aderiram fortemente a esta alimentação têm uma redução de 83% relativa a desenvolverem diabetes. Os investigadores também julgaram interessante que aqueles cuja alimentação se baseou unicamente na dieta mediterrânica eram também os mais susceptíveis de contraírem diabetes devido a factores de risco como a idade avançada, um historial familiar de diabetes ou fumadores activos. Como este grupo era o mais esperado de ter incidência de diabetes, os autores sugerem que a redução no risco indica que a dieta mediterrânica tem um potencial de protecção.

Foi identificado que uma ingestão elevada de fibras e gorduras vegetais, uma baixa ingestão de ácidos gordos trans e um consumo moderado de álcool, são as principais características protectoras desta alimentação. Um elemento importante, nas notas dos autores, é o uso generoso de azeite para cozinhar, fritar, condimentar ou refogar.

Os autores concluem:

“O nosso estudo sugere que uma protecção substancial contra as diabetes pode ser obtida através da dieta mediterrânica, rica em azeite, legumes, cereais, vegetais e peixe, mas relativamente pobre em carnes e produtos lácteos”.

Fonte: Medical News Today

Post a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *